segunda-feira, 21 de maio de 2012

Velha Ordem Mundial


Definição: Geopolítica é uma disciplina das Ciências Humanas que mescla a Teoria Política à Geografia, considerando o papel político internacional que as nações desempenham em função de suas características geográficas, como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional, entre outros.
 
A nova ordem mundial existente em nossos dias, caracteriza-se pela unipolaridade, o controle dos destinos do mundo por uma única superpotência, sobrevivente da Guerra Fria, os Estados Unidos, sendo este apoiado por potências menores porém ainda influentes (Europa e Japão).

Acredita-se que o fenômeno da globalização e da nova prdem mundial são intercomunicáveis, cada um resultando em causa e consequência do outro, pois estaria se configurando um domínio do império norte-amnericano sobre a economia de mercado ajudado pelo fenômeno chamado de “balcanização”, que consiste na fragmentação de vários antigos estados soberanos onde predominava a convivência de várias etnias e culturas diferentes. Tal fenômeno ajudaria na manutenção do predomínio econômico e político norte-americano, pois a soberania dos outros estados estariam sendo cada vez mais limitadas, condicionadas, enfim, inibidas. Com isso, assume-se que nesta nova ordem mundial, o estado nacional como conhecíamos até algumas décadas atrás entra definitivamente em decadência, resultando com isso que boa parte da população mundial retroceda a uma convivência com protetorados de fato, países fracos, sem representatividade, sustentados apenas pela ideia de unidade étnica e cultural.

Comentários:  A nova ordem mundial apresenta uma face geopolítica e outra econômica. Na geopolítica, houve uma mudança para um mundo multipolar, onde as potencias impõe mais por seu poder econômico de que bélico. Na economia o que aconteceu de novo foi o processo de globalização e a formação de blocos econômicos supranacionais.

A Nova Ordem Geopolícia Mundial é aplicado de forma abrangente. Pode se referir também à importância das novas tecnologias em um mundo globalizado e às novas formas de controle tecnológico sobre as pessoas.Buscando garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica.


A ORDEM MUNDIAL BIPOLAR

·A ordem internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final da
Segunda Guerra Mundial até por volta de 1989-91
· Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forte
oposição entre o Leste e o Oeste, Isto é, entre o “socialismo real” e o
capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até
antagônicos.
· Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmente
político-militar, comandavam cada um desses campos ou “blocos”: os
estados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-União
Soviética, no mundo dito socialista ou comunista.

Mapa elaborado

 


CRONOLOGIA DA ORDEM BIPOLAR MUNDIAL:
Começando pela ordem cronológica dos fatos temos primeiro o que se chamou de ordem bipolar, consistindo num período da história, pós Segunda Guerra Mundial em que as potências vencedoras dividiram o mundo ideológica e economicamente em dois blocos ( ou polos ). De um lado o bloco capitalista, representado pelos Estados Unidos, com todos os países a esse bloco alinhado. Do utro lado o bloco socialista, representado pela URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - e seus satélites. Criando no mundo um ambiente de permanente confronto ( bipolarizado ), resultando na tão falada Guerra Fria.
Após a segunda guerra mundial (1939 á 1945) onde os principais países envolvidos eram de um lado (URSS " Russia", EUA, Inglaterra e França) Vs (Japão, Italia e Alemanha). Sentoiu-se a necessidade de ocupar-se da Alemanha que foi devastada pela guerra. Iniciou-se uma corrida bipolar entre os aliados da guerra, Russia Vs EUA por esse motivo era chamada de guerra fria, ou seja dois países que eram aliados. Um tentando passar a perna no outro. Uma guerra fria entre Capitalistas (EUA) e Socialistas (Russia). Dividiram a Alemanha em duas partes e tentavam de um jeito ou de outro ser tornarem o centro mercantil do mundo. A guerra fria terminou oficialmente com a queda do muro de Berlim em 1991. Muro que até então dividia o mundo em dois polos (bipolar).

A GUERRA FRIA

· O aspecto mais marcante da ordem geopolítica bipolar foi a chamada
Guerra Fria. Ela consistiu simultaneamente numa disputa e numa
conivência entre Estados Unidos e ex-União Soviética.
· Foi uma disputa tanto político-militar e econômica como diplomática
cultural e ideológica.
· Outro elemento típico da bipolaridade e da Guerra Fria foram as duas
principais alianças militares das duas últimas décadas, a OTAN
(Tratado do Atlântico Norte 1949) e o PACTO de VARSÓVIA – 1955.
· A Guerra Fria serviu igualmente para tentar impedir o surgimento de
novas alternativas nessa realidade bipolar. Tentou-se reduzir os
caminhos dos povos somente a duas vias ou opções. Reprimiam-se as
novas possibilidades que podiam ir além de socialismo e capitalismo.
· A Guerra Fria foi, assim, acompanhada por uma fantástica corrida
armamentista. Da bomba atômica chegou-se à termonuclear.
· O mundo bipolar possuía uma ideologia, que consistia na
supervalorização da oposição entre capitalismo e socialismo.

Mapa elaborado

Bipolaridade: a Guerra Fria dividiu o mundo em blocos capitalistas e comunistas

3 comentários:

  1. PARABÉNS JEFFERSON,
    FICOU BOM, MAS A ORDEM DOS FATOS PODERIA FICAR MAIS VISUAL E DE ACORDO COM O ANO OCORRIDO. VALEU!

    ResponderExcluir
  2. Retire o nome "Nova Ordem Mundial" e coloque Velha Ordem Mundial. OK? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson Luan.
      Gostaria de saber onde você conseguiu o mapa "o mundo bipolar de 1945 até o final dos anos 80"?
      Abração

      Excluir